Segundo a Revista Forbes, a Groupon é a empresa online com maior crescimento da história, à frente do Facebook e da Amazon (só para citar alguns exemplos de grande sucesso). Em apenas 1 ano a empresa passou de 1,5 milhões de utilizadores para cerca de 40 milhões.
Quem utiliza a Internet certamente que já ouviu falar a Groupon, e de certeza já se deparou com anúncios adwords e banners de publicidade desta empresa, até porque a Groupon tem apostado forte em publicidade via adwords e também através de plataformas de afiliação (como por exemplo a Netaffiliation).
Um pouco de história
A Groupon foi fundada em 2008 por Andrew Mason (um jovem na casa dos 30 anos), e já mereceu a atenção do Google que tentou comprar a empresa por cerca de 4,5 mil milhões de euros (cerca de 6 mil milhões de dólares), no entanto a proposta foi recusada.
Esta história de sucesso iniciou-se em 2007 quando Andrew Mason fundou uma companhia (The Point) que reunia pessoas com causas comuns e alojava petições na Internet. Cerca de 1 ano depois, e para tentar rentabilizar a The Point surgiu a ideia das compras coletivas.
A Ideia multimilionária
A ideia que levou a Groupon ao sucesso foi o conceito das compras coletivas. Trata-se de um conceito / forma de negócio que obriga a juntar um nº mínimo de pessoas interessadas num determinado produto / serviço para assim obter descontos que podem chegar aos 60, 70 ou até mesmo 80%.
O modelo de negócio da Groupon
O modelo de negócio da Groupon centra-se basicamente em 3 etapas:
1.A pessoa regista-se no site da Groupon e partir desse momento passa a receber a promoção ou promoções disponíveis em cada dia.
2.Caso alguma das promoções lhe interesse, essa pessoa manifesta a sua intenção de compra e efetua o pagamento.
3.A transacção apenas fica concluída caso o site obtenha o nº mínimo de clientes exigido pelo anunciante. Caso isso aconteça o dinheiro é descontado da conta do utilizador e a compra é confirmada.
O sucesso galopante deste modelo de negócio já levou à criação de pelos menos 4 “clones” a atuar em Portugal – as portuguesas: Goodlife, Compra Comigo, Cardume e a ibérica Letsbonus, sendo que algumas destas também já têm campanhas ativas na Netaffiliation e outras plataformas de afiliação.
Conclusão
A Groupon é mais uma prova provada que boas ideias podem gerar lucros astronómicos.
Mas não basta ter boas ideias… É preciso concretizá-las, passar à ação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário